quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Olá, afilhados

Somos os vossos padrinhos da Escola Secundária/3 de Pinhel e queríamos convidar-vos “oficialmente” para iniciarmos a nossa correspondência, a fim de nos podermos conhecer melhor e partilhar experiências e conhecimentos.
Neste grupo há alunos de várias turmas, que passamos a apresentar:


7º A
A nossa turma tem dezasseis alunos, com idades entre os treze e os catorze anos.
O nosso aproveitamento é razoável, mas nem sempre nos comportamos bem.
Somos unidos, solidários, divertidos e, às vezes, um pouco rebeldes.Nos nossos tempos livres gostamos de ouvir música, ir ao cinema, jogar Playstation, praticar desporto (futebol, basquetebol….) e andar de bicicleta.
Adoramos aventuras e desafios e estamos muito entusiasmados com este projecto. Esperamos ansiosamente a hora de vos conhecer e desejamos que, do vosso lado, haja o mesmo entusiasmo.

7º B
Somos simpáticos, divertidos, unidos, brincalhões, desenrascados, mas também muito teimosos, conversadores, rebeldes e preguiçosos.
Gostamos de tudo o que respeita às novas tecnologias; adoramos praticar desporto, sobretudo futebol; as nossas preferências musicais abrangem vários estilos, sendo que o favorito é o hip – hop; gostamos muito de nos divertir, ir ao café e sair à noite (se os nossos pais deixarem, claro).
Mudámos este ano para esta escola que, apesar de não ter as condições ideais, nós achamos muito fixe, com um ambiente fantástico.

7º C
A nossa turma é constituída por oito rapazes e oito raparigas. Somos simpáticos, divertidos e muito amigos.
Gostamos de desporto, especialmente de andar de bicicleta, de patins, e de ouvir música.
Como alunos, somos razoáveis e muito bem comportados.
Estamos desejosos por conhecer-vos.
ATÉ BREVE!!!

7ºD
A turma do 7.º D é por vezes irrequieta, com alguns alunos muito conversadores. Mas, quando queremos, somos simpáticos e com bastante sentido de humor.
Gostamos de fazer novas amizades.
Os alunos que aceitaram este desafio pretendem conhecer uma nova cidade, com hábitos culturais e vivências diferentes.



Agora que as nossas apresentações estão feitas, falem-nos também um pouco de vocês pois estamos ansiosos para conhecer melhor os nossos afilhados.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Padrinhos & Afilhados






“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas gaiolas prendem. Escolas asas fazem voar.”
Rubem Alves

1 – Introdução

Os projectos de intercâmbio escolar são a expressão de uma actividade educativa que representa uma imagem de marca do património legado pelos movimentos de inovação pedagógica e constituem experiências de aprendizagem valiosas e decisivas.
O currículo adquire outro significado, alargando o campo das oportunidades educativas criadas na escola e conferindo um sentido palpável e concreto à actividade dos alunos.
Este intercâmbio não tomará forma através da correspondência tradicional. Pretende-se, antes, proporcionar uma troca de experiências e conhecimentos utilizando aquilo que hoje mais cativa os jovens: as novas tecnologias de informação e comunicação. Será, basicamente, através de um intercâmbio via correio electrónico e blogue, que os alunos terão a oportunidade de conhecer diferentes realidades e pessoas, tendo como princípio norteador o estabelecimento de ligações entre as diversas áreas do conhecimento, numa relação interdisciplinar.


2 – Enquadramento do projecto
2.1 – Lei de Bases do Sistema Educativo – artigo 2.º, pontos 4 e 5.
2.2 – Despacho 28/ME/91, de 28 de Março
2.3 – Ofício - circular n.º 406 (DREC), de 19 de Novembro
2.4 – Projecto educativo
2.5 – Projecto curricular de turma

3 – Professoras dinamizadoras/ responsáveis
– Professoras de Língua Portuguesa e EVT

4 – Intervenientes
– Alunos do 5º ano
– Alunos do 7º ano
– Professores de Língua Portuguesa, História, Geografia, História e Geografia de Portugal, Educação Visual e Tecnológica, TIC, Formação Cívica, Estudo Acompanhado e Educação Musical.

5 – Escolas Parceiras
– Escola Secundária/3 de Pinhel
– Escola EB 2,3 Aires Barbosa

6 – Organização do Projecto
6. 1 – Razões justificativas
Este projecto surgiu de um convite feito por uma turma de 7.º ano da escola Secundária de Pinhel, no 1.º período. Tendo sido apresentado às turmas B e C do 5.º ano (Aveiro), logo foi adoptado pelos alunos.
Foi feita uma reunião conjunta de pais, para apresentação do projecto, pedido de colaboração e de autorização. Todos os pais se mostraram muito receptivos. Alguns até elogiaram e apoiaram esta iniciativa, pelo seu carácter inovador e formativo e pela “coragem”dos professores.

6.2 – Competências Gerais a desenvolver
– Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.
– Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.
– Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.
– Usar correctamente a Língua Portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.

6.3 – Objectivos
6.3.1 – Gerais
– Aproximar jovens distantes no espaço;
– Conhecer outras realidades culturais e pessoais, através da partilha de ideias e de experiências;
– Descobrir-se a si mesmo, através da descoberta dos outros;
– Construir progressivamente a noção de identidade dando a conhecer Aveiro e Pinhel;
– Fortalecer o conhecimento da história da cultura das duas cidades;
– Dar um propósito e um sentido à escrita: ler e escrever para comunicar;
– Pesquisar, seleccionar e organizar informação;
– Promover atitudes de auto-confiança, de autonomia e de empenhamento;
– Fomentar a socialização através da aprendizagem em grupo e do intercâmbio presencial com outros alunos e outra realidade;
– Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, promovendo a responsabilidade individual e de grupo e encorajando iniciativas pessoais dos alunos;
– Criar um espaço de comunicação inovador, utilizando as novas tecnologias de informação e comunicação.

6.3.2 – Objectivos Específicos
A definir por cada professor, no âmbito da sua disciplina, de acordo com as actividades a realizar e a integrar na planificação das disciplinas envolvidas.

6.4 – Calendarização
O projecto desenvolver-se-á ao longo do ano, até final deste ano lectivo. Se a avaliação o justificar, prolongar-se -á pelo ano lectivo de 2009/2010.

6.5 – Actividades
– Planificação do projecto;
– criação de um blogue;
– envio de mensagens via correio electrónico;
– comunicação através do blogue;
– trabalhos de pesquisa;
– produção individual/colectiva de textos variados;
– criação de um hino do grupo;
– jogos;
– concursos;
– passatempos;
– troca de notícias sobre as escolas;
– comentários sobre leituras feitas;
– troca de prendas;
– intercâmbio presencial;
– elaboração de um código de conduta para o intercâmbio presencial;
– contactos com empresas de camionagem;
– contactos com a Câmara Municipal;
– reuniões com pais;
– elaboração de documentos informativos para pais;
– elaboração de um álbum com documentos produzidos;

Se, no decorrer do intercâmbio, se verificar necessidade / oportunidade, poderão ser introduzidas outras actividades.

6.7 – Avaliação
O projecto será avaliado nas seguintes vertentes:
– trabalhos realizados pelos alunos nas várias disciplinas;
– empenhamento dos alunos nas actividades;
– atitudes/comportamentos dos alunos durante o intercâmbio presencial;
– Participação dos alunos nas diferentes actividades;
– colaboração/empenhamento dos Pais
– desenvolvimento global do projecto (a realizar pelas duas escolas, em conjunto, pelos pais e pelos alunos).



Ano Lectivo 2008/2009