terça-feira, 21 de abril de 2009

Olá, amigos!

Agradecemos muito as vossas “amêndoas” da Páscoa. Fizemos o lanche no mesmo dia em que nos chegou o cabaz.
Estiveram presentes os alunos das duas turmas e os pais e professores que puderam.
O vosso cabaz estava muito bem recheado e era super apetitoso. Até parece que nos conhecem há muito tempo, pois adivinharam os nossos gostos.
O que a maioria dos alunos apreciou mais foi o bolo de chocolate, a morcela, os farinheiros (pensávamos que eram alheiras), a chouriça, o queijo, os biscoitos, o presunto…enfim, tudo o que mandaram!
Esperamos que vocês também tenham gostado da gastronomia da nossa região.
Muito, muito obrigado pela prenda. Já estamos ansiosos por devorar a do próximo ano.
Para verem como toda a gente adorou, vamos enviar-vos as opiniões de alunos, pais e professores. Gostávamos que as mostrassem também aos vossos pais, que foram tão simpáticos ao oferecer-nos tantos e tão bons petiscos.
Aproveitamos para vos dizer que já sabemos um pouco mais sobre a vossa terra, pois já lemos a vossa mensagem.

Até breve
Os afilhados de Aveiro


O que os alunos de Aveiro disseram sobre as “amêndoas da Páscoa” oferecidas pelos padrinhos de Pinhel (5.º B)


 Gostaste que houvesse troca de prendas?

Sim – Todos

Porquê?
• Foi uma maneira de se provarem produtos que não se conheciam;
• É uma acção que nos permitiu conhecer melhor os produtos da terra deles e para que eles, também conheçam os nossos produtos;
• O que interessa é o convívio entre todos;
• Foi uma ideia interessante, ficamos a saber que comidas e que doces tradicionais existem em Pinhel;
• Porque quando formos a Pinhel já sabemos o que vamos comer e também porque ficamos a saber os produtos regionais de Pinhel;
• É importante conhecer os alimentos tradicionais da terra de Pinhel;
• Começamos a conhecer alguma cultura de Pinhel;
• Porque gosto de prendas;
• Porque gosto de partilhar;
• Conhecemos sabores novos;
• Foi muito divertido;
• Fiquei a saber o que eles gostam;


 Gostaste de conhecer e provar produtos da gastronomia de Pinhel?

Sim – 24 Não – 0 (não apreciam estes produtos)

Porquê?
• São alimentos diferentes;
• Assim podemos conhecer novos sabores e produtos, como também conhecer parte do seu “modo se vida”;
• Nunca tinha visto;
• Fazem coisas saborosas;
• A comida era muito boa;
• Porque sou principal fã de enchidos e de carnes;
• Ficamos a conhecer mais produtos de Pinhel;
• Porque ainda não tinha provado alguns produtos de Pinhel;
• Ficamos a conhecer alimentos de Pinhel;
• Foi giro provar e conhecer alimentos que não tinha ouvido falar;
• Comecei a gostar ainda mais Pinhel, e gostei de saborear alguns produtos gastronómicos de Pinhel;
• É bom;
• Gosto de conhecer e aprender;
• Já conhecia alguns produtos e agora vim a conhecer outros;
• Conhecemos novos paladares;
• São alimentos diferentes dos nossos;
• São saborosos;
• Tinham alimentos variados;
• Sabiam tão bem que tive vontade de levar tudo para casa.


 Gostaste do convívio entre alunos, pais e professores?

Sim – 22 Não - 1

Porquê?

• Foi uma forma de descontrair ao fim do dia e também de ter um lanche diferente;
• Nunca estive num convívio assim, achei uma ideia original e muito divertida;
• Estamos todos juntos a provar coisas boas e eu gosto de convívios;
• Foi divertido;
• Brinquei com todos os meus amigos e saboreei o que veio de Pinhel;
• Podemos conviver, falar e brincar juntos;
• Conhecemos pais e professores;
• Tivemos oportunidade de conhecermos os pais dos nossos colegas;
• É sempre giro um convívio entre pais, alunos e professores.


 Achas que a quantidade de “prendas” foi suficiente?

Sim – 22 alunos Não - 2 alunos


 Achas que os produtos eram de qualidade?

Sim – Todos os alunos


 A variedade dos produtos agradou-te?

Sim – Todos os alunos


 Qual dos produtos te agradou mais?

• Presunto
• Chouriça
• Queijo
• Tarte de amêndoa
• Bolo de chocolate, chouriço e presunto
• Farinheira e morcela
• Folar
• Biscoitos.



 Se o projecto continuasse no próximo ano, gostarias que voltasse a haver troca de prendas?

Sim – Todos os alunos


 Diz o que mais te agradou neste convívio.

• A brincadeira;
• Saborear a comida de Pinhel;
• Conhecer Pinhel através das fotos e a conhecer os produtos gastronómicos de Pinhel;
• Bolo de chocolate, presunto, farinheira e chouriço;
• Estar reunido com os meus colegas;
• Conviver, comer e aprender;
• Conhecer a cultura de Pinhel;
• Convívio entre alunos, pais e professores;
• Gostar de tudo;
• A comida que estava óptima.



O que os alunos de Aveiro disseram sobre as “amêndoas da Páscoa” oferecidas pelos padrinhos de Pinhel (5.º C)


 Gostaste que houvesse troca de prendas?

Sim – Todos

Porquê?
• Foi uma maneira de ficarmos a conhecer um bocadinho mais da cultura de Pinhel
• Foi giro conhecer as coisas de Pinhel
• Gostei de ver o que há em Pinhel
• Provámos coisas diferentes
• Havia muita comida de que gosto e houve convívio
• Pudemos ver as coisas tradicionais de outra terra
• Fiquei a conhecer mais produtos e quando os vir já sei que gosto
• Foi bom provar alguns alimentos de Pinhel
• Fiquei a conhecer os produtos da gastronomia de Pinhel
• Ficámos a saber o que se come em Pinhel
• É uma espécie de surpresa e nunca sabemos o que nos vão dar
• Ficámos a saber um pouco de Pinhel
• Foi divertido estar em convívio


 Gostaste de conhecer e provar produtos da gastronomia de Pinhel?

Sim – 15 Não – 2 (não apreciam estes produtos)

Porquê?
• Pudemos conhecer e saborear os sabores tradicionais de Pinhel
• Não sabia que havia aquilo e fiquei a conhecer
• Foi muito bom e divertido
• Percebi que as pessoas de Pinhel gostam de enchidos
• Têm sabor diferente dos de Aveiro
• Foi bom conhecer as suas comidas
• São bons e agradáveis de comer
• Era muita coisa para comer
• Gostei de conhecer novos sabores
• Quando for a Pinhel e me derem destas coisas eu sei o que é e se gosto
• Tinham bom aspecto e eram bons
• Para lhes dizer do que gostámos


 Gostaste do convívio entre alunos, pais e professores?

Sim – Todos os alunos

Porquê?
• Comemos todos juntos e ficámos a conhecer a comida de Pinhel
• Dividimos as prendas duma forma divertida
• Foi divertido
• Foi giro comermos todos juntos
• Fiquei a conhecer melhor as pessoas
• Foi uma maneira de nos conhecermos melhor
• Foi mesmo um convívio
• Foi divertido estar com os amigos e professores


 Achas que a quantidade de “prendas” foi suficiente?

Sim – Todos os alunos


 Achas que os produtos eram de qualidade?

Sim – Todos os alunos


 A variedade dos produtos agradou-te?

Sim – Todos os alunos


 Qual dos produtos te agradou mais?

• Chouriça
• Biscoitos
• Bolo de chocolate
• Bolos
• Folar
• Farinheiras
• Nozes
• Biscoitos
• Queijo
• Morcela


 Se o projecto continuasse no próximo ano, gostarias que voltasse a haver troca de prendas?

Sim – Todos os alunos


 Diz o que mais te agradou neste convívio.

• A companhia e comer em conjunto
• A comida
• Falar com os colegas e comer
• Poder conviver e a comida
• A comida e a brincadeira com os colegas
• Estarem pais, alunos e professores
• Conviver com os colegas e professores e a comida
• O bolo de chocolate


O que os pais de Aveiro disseram sobre as “amêndoas da Páscoa” oferecidas pelos padrinhos de Pinhel


Gostei bastante de conhecer e provar as “iguarias” de Pinhel, apreciei também as explicações sobre o modo como os produtos são confeccionados.
Gostei também de observar a curiosidade e entusiasmo dos alunos relativamente aos produtos/sabores que iriam provar.
Apreciei bastante o modo como vinham os produtos: os “paninhos” nos frascos de doce, etc.
É sempre positivo o encontro e convívio entre os pais e professores.
Obrigada a todos os que estão envolvidos neste projecto, por permitirem este conhecimento e aproximação entre duas zonas diferentes do nosso país. É muito importante que os nossos filhos conheçam e valorizem as características do nosso País!



Gostei muito da actividade, nunca pensei que corresse tão bem, os produtos enviados pelos padrinhos eram bastante bons, saborosos, muito diversificados e em grande quantidade.
Penso que esta e outras actividades deveriam ser repetidas, pois ajuda na troca de experiências, curiosidades e ideias entre os pais, alunos e professores, sendo saudável para todos.
Considero que seja uma boa aposta para o próximo ano, continuando a efectuar trocas entre padrinhos e afilhados, no sentido de descobrirem ainda mais sobre a região, a gastronomia, o vestuário, o modo de vida e a realidade de ser aluno em Pinhel e em Aveiro, bem como os seus sonhos e perspectivas do futuro.
Será que vão continuar a ser amigos quando o projecto acabar?




Sim, gostei do convívio dos pais com os alunos.
Devia acontecer mais vezes.
Gostei de provar os produtos gastronómicos de Pinhel.
Gostaria que se voltasse a realizar esta actividade para o ano.


Do questionário apresentado, preferimos fazer uma análise global, deixando aqui registado com agrado a acção desenvolvida e valorizando este género de iniciativas na interacção social, cultural e gastronómica entre regiões diferenciadas.
Um projecto que deve continuar para enriquecimento dos nossos educandos.



Em relação ao convívio do dia 20 de Março só tenho a dizer bem.
Os meus parabéns a todos os que estão empenhados neste projecto.
É muito interessante este convívio entre alunos, pais e professores; faço votos para que novos se realizem.
Apesar de não ter chegado muito cedo ao lanche, deu para ver, pelo que sobrou, que a quantidade foi mais que suficiente. Os produtos tinham boa qualidade e variedade.
Este convívio correspondeu às minhas expectativas.
Espero que este projecto continue com muito sucesso, como acho que tem tido até agora.




Ultrapassou as minhas expectativas, pois a quantidade era grande, com muita variedade e qualidade.
Gostei de provar estes produtos e acho que seria uma actividade a repetir.
O convívio estava muito bem organizado.
Pena haver tão poucos encarregados de educação.
Parabéns!




Gostei de conhecer e provar os produtos mas o convívio entre pais e professores podia ter sido melhor se mais pais tivessem participado. A hora podia também ter sido mais prolongada de modo a que mais pais pudessem participar.
A quantidade pareceu-me excessiva, embora a qualidade fosse boa.
Para o ano seria interessante que se voltasse a realizar. Seria igualmente interessante que os alunos participassem mais na distribuição e posterior arrumação dos alimentos.


O que os professores de Aveiro disseram sobre as “amêndoas da Páscoa” oferecidas pelos padrinhos de Pinhel



Este tem sido, de facto, um projecto inovador: porque envolve alunos de idades/ciclos diferentes, porque se comunica através das novas tecnologias, porque se promove a tradição e a cultura, a amizade e a identidade.
Não são os conhecimentos académicos que nos movem. Pretende-se, antes, investir nas relações humanas, na cultura, no conhecimento dos outros…
Ao aproximar o litoral do interior, achou-se muito enriquecedor dar a conhecer e conhecer o que cada terra tem de melhor: as pessoas e o seu património (natural, histórico, arquitectónico, cultural…)
A “Troca de Prendas”, na Páscoa, habitual entre padrinhos e afilhados, foi bem original: não se ofereceu um objecto que logo se arruma e esquece; optou-se, antes, por qualquer coisa que nos ligue, que fique no baú das nossas recordações.
A “receita” foi simples: a gastronomia, que juntou à volta da mesa alunos, pais, professores; que nos enriqueceu culturalmente, que nos divertiu, que criou laços mais fortes.
Saboreámos, convivemos, partilhámos, conhecemo-nos melhor…
Os nossos agradecimentos e parabéns a Pinhel, pela sua generosidade, pelo esforço na conservação das suas tradições, pela qualidade e variedade dos seus “miminhos”.
Obrigada alunos, pais, colegas!
As professoras responsáveis pelo projecto

Elvira Capão
Filomena Moreira



A actividade correu bem e, mais uma vez, os produtos da gastronomia de Pinhel confirmaram a sua qualidade.
A abundância e variedade dos produtos ultrapassou quaisquer expectativas. Produtos muitos deles desconhecidos dos alunos, foram bem aceites e apreciados.
Será uma actividade a repetir, pela novidade e divulgação de novos hábitos alimentares, tão importante nos dias de hoje. Da alimentação virá o interesse pelo conhecimento de hábitos locais e costumes diferentes.