terça-feira, 17 de março de 2009

Olá, padrinhos!

Desculpem o atraso na resposta, mas temos andado muito ocupados com as actividades da Semana da Leitura: fizemos dramatizações de contos tradicionais, fomos para a rua dizer e ler poesia com as pessoas, lemos histórias para os nossos colegas e participámos no Sarau da Poesia, no encerramento das actividades da semana.
Agradecemos o vosso convite para, em conjunto, desenvolvermos este projecto de intercâmbio.
Estamos muito entusiasmados, porque vamos ter a oportunidade de fazer novos amigos e de conhecer uma cidade diferente da nossa.
Ficámos muito satisfeitos com o que soubemos de vós, pois descobrimos que, apesar de serem mais velhos, temos características comuns, como vão poder verificar.
Vamos então falar um pouco de nós:

5.º B

Somos o 5.º B da Escola EB2,3 Aires Barbosa, em Esgueira, Aveiro.
A nossa turma tem 28 alunos, 17 rapazes e 11 raparigas, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Um dos nossos colegas é brasileiro.
A nossa directora de turma, Elvira Capão, é a professora de EVT, de Área de Projecto e de Formação Cívica.
Quase todos nós andamos juntos desde o primeiro ano do 1.º ciclo (alguns até desde o pré-escolar). Somos simpáticos e relacionámo-nos bem. Por vezes, há conflitos entre nós, mas logo os resolvemos.
Os professores queixam-se de sermos faladores e dizem que nem sempre aproveitamos bem as nossas capacidades para ter melhores resultados. É verdade que nos empenhamos mais em actividades que sejam do nosso agrado, que não obriguem a tanto estudo… No entanto, não pensem que somos fraquinhos; há alunos muito bons, bons e assim assim.
Temos preferências muito variadas, na música, no desporto, nas leituras, nos hobbies. Gostamos de todas as disciplinas, em especial LPO, CNT, EVT, TIC; nos nossos tempos livres, vemos televisão, jogamos à bola, andamos de bicicleta, ouvimos música, estudamos (alguns…); gostamos muito de fazer desporto, nomeadamente futebol, natação, equitação, ginástica.
Os clubes que mais adeptos têm na nossa turma são o Sporting, o Benfica, o Porto e, claro, o Beira-Mar.
Estudar, acordar cedo, arrumar, temos de fazer, mas não apreciamos.

5.º C

Somos a turma C do 5.º ano, constituída por vinte alunos. As raparigas estão em maioria: doze contra oito rapazes. As nossas idades variam entre os dez e os doze anos.
A nossa directora de turma é a professora de Português, Estudo Acompanhado e Formação Cívica, Filomena Moreira.
Somos diferentes, mas temos gostos comuns: ver televisão, jogar computador e jogos de mesa, andar de bicicleta, ouvir música (mais estrangeira do que portuguesa), comer bacalhau com natas, lasanha, morangos.
A nossa turma é muito unida, amigável e simpática. Quase todos frequentámos a mesma turma no primeiro ciclo.
Nas aulas, portamo-nos bem, embora os professores digam que somos um pouco desconcentrados e que temos dificuldade em respeitar as regras de comunicação oral (talvez por isso o nosso aproveitamento seja só bom…); quando saímos para actividades fora da sala ou da escola, somos mais indisciplinados, com o entusiasmo. A nossa directora de turma até nos “promete” que não volta a sair connosco…
Há outra coisa que nos une: não gostamos de levantar cedo, arrumar e… imaginem, estudar!

Agora que as apresentações estão feitas, vamos falar-vos da nossa escola.
É uma escola bastante organizada e segura, que fica numa das freguesias de Aveiro, Esgueira, na qual muitos de nós vivemos.
Faz parte do Agrupamento de Escolas de Esgueira, constituído por várias escolas do 1.º ciclo, jardins de infância e a nossa, com 2.º e 3.º ciclos e situa-se na zona escolar, onde também está um escola secundária.
A escola Aires Barbosa tem 622 alunos, distribuídos por 30 turmas (a maioria do 2.º ciclo) e cerca de 100 professores. É constituída por cinco blocos de rés-do-chão e 1.º piso, pavilhão gimnodesportivo e um grande jardim, com o qual a escola já recebeu o prémio de Melhor Jardim Público (actualmente isso não aconteceria).
O nome da nossa escola foi escolhido para prestar homenagem a um homem de Esgueira tão importante que, depois de ter dado aulas no estrangeiro, foi escolhido para educar D. Afonso, irmão do rei D. João III.
Aires Barbosa foi um humanista e pedagogo notável, que nasceu ainda no século XV e morreu já no século XVI. Fez os primeiros estudos em Portugal e, mais tarde, foi estudar para Salamanca, aí bem perto de vós, onde também deu aulas.
A nossa escola escolheu-o para patrono e este ano começou a comemorar o Dia do Patrono, assinalando a data em que morreu (por se desconhecer o dia do seu nascimento).
Gostávamos, também, de vos explicar o significado do nosso logotipo, que está na capa do projecto.
Foi feito por um aluno, em Educação Visual, há vários anos. Foram escolhidos símbolos que nos fazem lembrar a importância que Esgueira teve no passado: o Pelourinho, porque já fomos vila e concelho; o barco, porque já estivemos à beira do mar e já tivemos um porto e Aires Barbosa, personalidade de destaque (o A à esquerda, em cima, encostado ao pelourinho e o B à direita, até ao barco).

Com esta mensagem, já nos ficaram a conhecer um pouco e já conhecem a nossa escola.
Já descobrimos coisas que nos unem: algumas características e o nosso patrono, que andou aí pelos vossos lados.
Mas há outras, que saberão mais tarde…

Querem agora dizer-nos como é a vossa escola?
Aguardamos notícias. Até breve.
Os vossos afilhados,
5.º B/5.º C

Sem comentários:

Enviar um comentário